terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Elimine suas dúvidas sobre mecânica automotiva

Dúvidas sobre mecânica automotiva

É verdade que carro com injeção eletrônica não é aconselhável por para pegar “no tranco”, empurrando o veículo?
É verdade, essa prática não é aconselhada para nenhum carro. Algumas vezes pode não acontecer nada, mas a correia dentada, a cremalheira e outros itens (principalmente da transmissão) podem sofrer danos, já que eles é que receberão essa “pancada” não planejada.

Deixar um carro com injeção eletrônica na “banguela’ (no ponto morto, descendo uma ladeira sem acelerar o motor) economiza mais combustível?

Não economiza, aliás, essa prática não indicada para nenhum carro, seja com injeção ou não. No caso especifico dos carros equipados com injeção eletrônica de combustível, quando o motorista pega uma longa descida e tira o pé do acelerador, mas mantém o motor engrenado, o que acontece é que a central eletrônica detecta isso e corta o envio de combustível por certo instante, o que economiza mais. Se o mesmo motorista entra nessa descida, mas coloca o carro em ponto morto, a central eletrônica detecta que o carro está em marcha lenta e assim precisa de uma rotação mínima em conseqüência do envio de combustível, o que vai gastar mais combustível em relação à condição anterior.


O que economiza mais, manter o carro com o tanque cheio ou pela metade?

Essa é uma polêmica de muito tempo. Uns alegam que, com o tanque pela metade, o peso diminui, outros dizem que, com o tanque cheio, a evaporação é menor. O certo mesmo é que tanto faz. Como a evaporação se processa pela área e não pelo volume, ela será a mesma com tanque cheio ou pela metade. Já o peso também não faz muita diferença, pois será algo em torno de 20 a 30 quilos, o que certamente não vai interferir em um carro projetado para carregar entre 400 e 600 quilos.


O que são os serviços motor de passo, limpeza dos bicos injetores e limpeza do corpo, referentes à revisão do motor?

Esses serviços detalham a manutenção de limpeza do sistema de injeção. O motor de passo também pode ser chamado como atuador da marcha lenta, que é um mecanismo regulador da marcha lenta do motor. Quando apresenta problemas, geralmente sujeira, o motor tende a ficar acelerado.


Tem algum problema ligar o carro antes da bomba de injeção funcionar com aquele barulhinho ?

Não há nenhum problema. Trata-se apenas de um mecanismo de proteção. Esse barulho ocorre porque a bomba elétrica pressuriza o sistema para entrar em funcionamento. Quando desliga a chave do contato esse mecanismo desarma o sistema.

Como são os diferentes sistemas de injeção?
Quanto aos tipos de injeção de combustível, elas podem ser:

Monoponto, também chamada de injeção em ponto central. É o sistema de injeção eletrônica em que o injetor ou válvula de injeção única encontra-se num corpo de válvula-borboleta, de onde a mistura ar-combustível segue para os cilindros pelo coletor de admissão.

Multiponto, é sistema de injeção, independente de ser mecânico ou eletrônico, em que existe um injetor ou válvula de injeção para cada cilindro, mesmo a injeção sendo simultânea para todos os cilindros. É uma evolução da monoponto pela melhor distribuição do combustível admitido pelo motor.

Seqüencial, é aquela em que a injeção se dá de acordo com a ordem de ignição. No momento em que a válvula de admissão abre ocorre a entrada de combustível e não de maneira simultânea para todos os cilindros. Exige que o chip controlador da centralina tenha maior capacidade de processar dados.

No duto, é um sistema multiponto em que as válvulas de injeção estão localizadas em cada ramo do coletor de admissão, em uma posição anterior aos dutos de admissão do cabeçote.

Direta, é o tipo de injeção diretamente na câmara de combustão em vez de ser injetado em uma pré-câmara, no caso dos motores a diesel, e no lugar de ser injetado antes dos dutos de admissão, quando se tratar de motores a gasolina ou álcool. Com esse mecanismo consegue mais potência e mais economia de combustível. Os carros equipados com esse sistema geralmente contam com a denominação DI na frente do nome, como por exemplo o Volkswagen Golf TDI, a diesel, ou o Mitsubishi Diamant GDI, a gasolina.


Quando se deve fazer a limpeza nos bicos?
A limpeza deve ser feita sim, mas o prazo para a limpeza do sistema de injeção e a manutenção dos principais itens do sistema de alimentação está especificado no manual do proprietário. Conforme o fabricante pode variar entre 25 e 30 mil quilômetros, mas o correto é fazer ao menos uma inspeção a cada 15 mil quilômetros. Esta inspeção também é programada nas várias revisões do carro recomendadas pelo fabricante.

Gostaria de saber se o sensor de oxigênio tem algo a ver com o sistema de combustível?
Faz parte sim do sistema de alimentação, mas comumente esse sensor é chamado de sonda lambda. Esse nome provém da relação estequiométrica do combustível, que se convencionou chamar de lambda 1, e por isso deu-se esse nome ao sensor de oxigênio. Esse sensor compara o oxigênio residual dos gases de escapamento para conferir se a mistura ar/combustível esta estequiométrica no momento. Essa informação segue para a central e se necessário é feita uma correção para adequar a mistura.

Como é feita a mistura ar/combustível na injeção eletrônica?
No sistema de injeção eletrônica a mistura se dá da seguinte maneira: o combustível é injetado ao ar a ser admitido ou que já esteja dentro do cilindro. Com a implantação do controle eletrônico da injeção houve um notável ganho na precisão da formação da mistura ar/combustível.


Sempre ouvi dizer nas oficinas que preciso fazer uma limpeza nos bicos e a limpeza interna no TBI. O que vem a ser e qual sua função?

A TBI vem de “throttle body injection”, que nada mais é que o corpo da Injeção. Nas oficinas é mais conhecido por corpo da borboleta. Esse foi o nome dado ao conjunto que substituiu o carburador nos primeiros modelos a injeção. Até hoje serve para designar o corpo da borboleta dos carros mais modernos, mesmo os que não têm o bico injetor acoplado.

3 comentários:

Unknown disse...

bom dia amigos,primeira vez que posto um comentario no site,espero ter alguma resposta que ajude com meu problema.estou com um jetta 2.5 2008,com a luz indicadora de avaria na injecao acesa no painel,com o defeito sensor de oxigenio,mistura muito pobre,eu ja fiz limpeza dos bicos com teste de vazao,troquei as velas troquei o senzor de oxigenio,fiz o aterramento,ja verifiquei entrada falsa de ar,ja olbei a valvula na tampa de valvula,combustivel e ate agora nada,devo adiantar que so usei pecas originais,alguem pode me ajudar com esse problema ai?aguardo respostas meu emaile(flaviopessoa_78@hotmai.com)agradeco desde ja aos que poderem postar alguma coisa a respeito.deixo meu email a disposicao de quem tiver duvidas na area automotiva se eu puder ajudar fico a inteira disposicao.obg.

Unknown disse...

que vc se lasque rsrsrsrs.....

Albuka disse...

Bom dia, tenho uma picasso 2005 e apareceu a mensagem "defeito caixa de câmbio automático". Um amigo passou o computador a apareceu o código 006 -REGULAÇÃO PRESSÃO e o código 146 SENSOR ROTAÇÃO SAÍDA. O que pode ser? Quando desligo e ligo o carro normaliza tudo.
Obrigado! Aguardo retorno se possível.