

Quer saber mais sobre mecânica, serviços, dicas de manutenção, cuidados ao dirigir e outros assuntos sobre carros?
Quando for comprar um automóvel, seja zero quilômetro ou usado, o teste de direção, mais conhecido por “test-drive”, é uma ótima arma para ajudar a definir sua escolha. No início de tudo, o lado racional deve assumir o comando e, só na decisão final, é que deve entrar o lado emocional.
É claro que os seus desejos pessoais o levarão a se interessar por determinado carro, mas, escolhidos os modelos para um comparativo pessoal, você deve fazer uma lista do que lhe agrada ou não. Essa lista é que será fundamental para você escolher.
Pronto para testar o carro, comece pelo interior. Sente-se no banco do motorista e confira se o volante e os pedais estão em posição agradável. Ajuste para sua medida e perceba se está confortável. Banco com ajuste de altura e volante com ajuste de altura e profundidade são itens que marcam pontos decisivos.
A sensação de que o carro lhe caiu bem, ou seja, veste bem, é o melhor indicador de que você encontrou o carro que procurava. Depois vá observando os comandos e toque em todos os controles. Veja se estão ao seu alcance. Confira também os retrovisores externos e os compartimentos (porta-luvas, porta-mapas, porta-copos, etc.). Se o carro for usado, confira se tudo funciona: luzes, som, ar-condicionado, direção hidráulica...
O tempo não pode jogar contra, por isso demore tanto quanto achar necessário. Um teste, para ser completo, não pode ser feito em menos de 30 minutos. Lembre-se que uma voltinha pelo quarteirão não será o suficiente. Se o carro que você vai testar for diferente do seu, ou seja, for maior, mais potente ou um 4x4, não tenha receio e fique um tempinho a mais para se acostumar ao tamanho e à performance do veículo.
Não ligue o rádio
Ao rodar com o carro, prefira não ligar o som – isso vai fazer você perceber melhor os detalhes, principalmente o nível de ruídos. Procure diversificar o trajeto, percorrendo, quando possível, uma variedade de terrenos, como asfalto, terra, areia e paralelepípedo. Em uma ladeira, verifique se o freio de mão funciona bem. Depois, em um local amplo, veja se o carro de uma maneira geral lhe oferece uma boa visão.
Se der para andar em trechos mais rápidos, como uma rodovia, acelere e diminua a velocidade para sentir os freios. Depois, em uma marcha mais longa, quarta ou quinta a 50 km/h, acelere como se fosse fazer uma ultrapassagem para saber se o motor está respondendo bem. No caso de carros usados, dê uma conferida ao final do teste para saber se há algum vazamento e olhe na saída do escapamento: se estiver com resíduos de óleo, o motor vai pedir retífica em breve. Esqueça.
De volta à loja, tente manter a razão no comando. Dê uma volta completa ao redor do carro e observe todos os detalhes, como rodas, pneus, faróis, enfim, absolutamente tudo. Abra o capô, dê uma olhada geral, em seguida, veja o porta-malas. Se for um modelo usado, a idéia é conferir se estão em bom estado e, se for novo, o objetivo é saber se lhe agrada.
Depois vá para a parte financeira. Aqui vai uma dica de fundamental importância: tenha certeza de que o carro pretendido caberá no seu bolso. De nada vai adiantar compra-lo, mas não conseguir pagar um seguro ou mesmo fazer as devidas manutenções.
Logo, tenha certeza de que o carro vai atender as suas necessidades. Por exemplo: você que procura um automóvel para família, o carro tem de ser espaçoso e com um bom compartimento para bagagem. Você tem filhos pequenos, será que o espaço será suficiente para as crianças? Você que é mais jovem, quer um carro bacana e prático, assim certifique-se que será possível instalar um rack para levar sua bicicleta ou prancha de surfe.
Um detalhe muito óbvio, mas importante. O carro pretendido vai caber na sua garagem? Alguns utilitários e picapes são mais altos e, em certas garagens, principalmente de prédios, eles simplesmente não passam. Depois, as vagas são muito estreitas, portanto, vale a pena pensar nisso antes de começar a procurar seu novo automóvel.
Dúvidas sobre mecânica automotiva
É verdade que carro com injeção eletrônica não é aconselhável por para pegar “no tranco”, empurrando o veículo?
É verdade, essa prática não é aconselhada para nenhum carro. Algumas vezes pode não acontecer nada, mas a correia dentada, a cremalheira e outros itens (principalmente da transmissão) podem sofrer danos, já que eles é que receberão essa “pancada” não planejada.
Deixar um carro com injeção eletrônica na “banguela’ (no ponto morto, descendo uma ladeira sem acelerar o motor) economiza mais combustível?
Não economiza, aliás, essa prática não indicada para nenhum carro, seja com injeção ou não. No caso especifico dos carros equipados com injeção eletrônica de combustível, quando o motorista pega uma longa descida e tira o pé do acelerador, mas mantém o motor engrenado, o que acontece é que a central eletrônica detecta isso e corta o envio de combustível por certo instante, o que economiza mais. Se o mesmo motorista entra nessa descida, mas coloca o carro em ponto morto, a central eletrônica detecta que o carro está em marcha lenta e assim precisa de uma rotação mínima em conseqüência do envio de combustível, o que vai gastar mais combustível em relação à condição anterior.
O que economiza mais, manter o carro com o tanque cheio ou pela metade?
Essa é uma polêmica de muito tempo. Uns alegam que, com o tanque pela metade, o peso diminui, outros dizem que, com o tanque cheio, a evaporação é menor. O certo mesmo é que tanto faz. Como a evaporação se processa pela área e não pelo volume, ela será a mesma com tanque cheio ou pela metade. Já o peso também não faz muita diferença, pois será algo em torno de 20 a 30 quilos, o que certamente não vai interferir em um carro projetado para carregar entre 400 e 600 quilos.
O que são os serviços motor de passo, limpeza dos bicos injetores e limpeza do corpo, referentes à revisão do motor?
Esses serviços detalham a manutenção de limpeza do sistema de injeção. O motor de passo também pode ser chamado como atuador da marcha lenta, que é um mecanismo regulador da marcha lenta do motor. Quando apresenta problemas, geralmente sujeira, o motor tende a ficar acelerado.
Tem algum problema ligar o carro antes da bomba de injeção funcionar com aquele barulhinho ?
Não há nenhum problema. Trata-se apenas de um mecanismo de proteção. Esse barulho ocorre porque a bomba elétrica pressuriza o sistema para entrar em funcionamento. Quando desliga a chave do contato esse mecanismo desarma o sistema.
Como são os diferentes sistemas de injeção?
Quanto aos tipos de injeção de combustível, elas podem ser:
Monoponto, também chamada de injeção em ponto central. É o sistema de injeção eletrônica em que o injetor ou válvula de injeção única encontra-se num corpo de válvula-borboleta, de onde a mistura ar-combustível segue para os cilindros pelo coletor de admissão.
Multiponto, é sistema de injeção, independente de ser mecânico ou eletrônico, em que existe um injetor ou válvula de injeção para cada cilindro, mesmo a injeção sendo simultânea para todos os cilindros. É uma evolução da monoponto pela melhor distribuição do combustível admitido pelo motor.
Seqüencial, é aquela em que a injeção se dá de acordo com a ordem de ignição. No momento em que a válvula de admissão abre ocorre a entrada de combustível e não de maneira simultânea para todos os cilindros. Exige que o chip controlador da centralina tenha maior capacidade de processar dados.
No duto, é um sistema multiponto em que as válvulas de injeção estão localizadas em cada ramo do coletor de admissão, em uma posição anterior aos dutos de admissão do cabeçote.
Direta, é o tipo de injeção diretamente na câmara de combustão em vez de ser injetado em uma pré-câmara, no caso dos motores a diesel, e no lugar de ser injetado antes dos dutos de admissão, quando se tratar de motores a gasolina ou álcool. Com esse mecanismo consegue mais potência e mais economia de combustível. Os carros equipados com esse sistema geralmente contam com a denominação DI na frente do nome, como por exemplo o Volkswagen Golf TDI, a diesel, ou o Mitsubishi Diamant GDI, a gasolina.
Quando se deve fazer a limpeza nos bicos?
A limpeza deve ser feita sim, mas o prazo para a limpeza do sistema de injeção e a manutenção dos principais itens do sistema de alimentação está especificado no manual do proprietário. Conforme o fabricante pode variar entre 25 e 30 mil quilômetros, mas o correto é fazer ao menos uma inspeção a cada 15 mil quilômetros. Esta inspeção também é programada nas várias revisões do carro recomendadas pelo fabricante.
Gostaria de saber se o sensor de oxigênio tem algo a ver com o sistema de combustível?
Faz parte sim do sistema de alimentação, mas comumente esse sensor é chamado de sonda lambda. Esse nome provém da relação estequiométrica do combustível, que se convencionou chamar de lambda 1, e por isso deu-se esse nome ao sensor de oxigênio. Esse sensor compara o oxigênio residual dos gases de escapamento para conferir se a mistura ar/combustível esta estequiométrica no momento. Essa informação segue para a central e se necessário é feita uma correção para adequar a mistura.
Como é feita a mistura ar/combustível na injeção eletrônica?
No sistema de injeção eletrônica a mistura se dá da seguinte maneira: o combustível é injetado ao ar a ser admitido ou que já esteja dentro do cilindro. Com a implantação do controle eletrônico da injeção houve um notável ganho na precisão da formação da mistura ar/combustível.
Sempre ouvi dizer nas oficinas que preciso fazer uma limpeza nos bicos e a limpeza interna no TBI. O que vem a ser e qual sua função?
A TBI vem de “throttle body injection”, que nada mais é que o corpo da Injeção. Nas oficinas é mais conhecido por corpo da borboleta. Esse foi o nome dado ao conjunto que substituiu o carburador nos primeiros modelos a injeção. Até hoje serve para designar o corpo da borboleta dos carros mais modernos, mesmo os que não têm o bico injetor acoplado.
As situações de pane tendem a diminuir, graças a componentes cada vez mais evoluídos e eficientes no monitoramento de falhas. No entanto, como ainda não inventaram um carro a prova delas, listamos as causas mais prováveis e quais providências tomar.
Quando o carro falha, engasga e pára não adianta chorar nem folhear o manual. Mas noções básicas ajudam o motorista a se livrar dos espertos que circulam oferecendo “ajuda” e sugerem serviços completamente desnecessários.
Correia
Uma das causas mais freqüentes que fazem o carro parar é a correia dentada. Trata-se de uma cinta de borracha que faz algumas peças do motor girar. Acionada pelo motor ela transfere movimento gerado de uma região do motor – parte inferior – para outra, geralmente o comando de válvulas, na parte superior. Os fabricantes recomendam a substituição a cada 40 mil quilômetros, mas alguns motoristas se esquecem. Como conseqüência, a correia pode se partir. Quando isso acontece, na maioria das vezes, o carro está em movimento e o estrago é grande, podendo chegar a uma retífica completa do motor. Se o carro parou abruptamente e você ficou na dúvida, o melhor é não tentar dar a partida. A substituição só deve ser feita em oficina especializada.
Motor
Uma situação comum nas panes é quando o motor demora a funcionar e logo perde rendimento. Quando funciona, logo falha ou 'engasga'. Nessas circunstâncias, pode ser uma das seguintes causas:
- o combustível utilizado pode ser adulterado;
- o tanque de combustível pode estar com muita sujeira;
- os bicos injetores podem estar sujos ou entupidos;
- no caso de carro com carburador pode ser que ele esteja sujo;
- a bomba de combustível pode estar com defeito;
- o filtro de combustível pode estar entupido;
- o cabo de velas pode ter algum defeito, pode ser um rasgo visível ou mesmo estar partido internamente;
- as velas podem estar com a vida útil comprometida;
O que fazer nessas condições? Se for apenas o combustível, basta esgotar o tanque e colocar outro de boa qualidade, mas qualquer uma das demais situações vai exigir uma pessoa capacitada a fazer o reparo ou a substituição da peça com defeito. O melhor de tudo é o motorista ter a noção do que pode ser a causa dessa falha, assim fica mais fácil o diálogo com o mecânico e não se corre o risco de trocar peças sem necessidade.
Bateria
Outra situação corriqueira é a bateria deixar o motorista na mão. Se a luz indicativa no painel acender, é indício de que o sistema elétrico está com alguma falha. Esta pode ser da própria bateria ou do alternador - peça que gera energia para recarregar a bateria. Quando ocorre essa falha, a energia da bateria é utilizada até o fim e, nesse caso, não tem reposição. Para resolver o problema é preciso um auto-elétrico, que vai avaliar a condição do sistema elétrico e apontar a falha no alternador ou na bateria. Se for o mais simples, uma recarga resolve a situação, mas pode ser necessária a troca da bateria ou mesmo do alternador, que vai ser o reparo de custo mais elevado.
Balanceamento
O problema pode ter ainda uma outra dimensão. Em movimento, o carro começa a trepidar e só tende a aumentar essa trepidação causando desconforto e muitas vezes até obrigando o motorista a encostar. As causas podem ser:
- O mais comum é a falta de balanceamento ou alinhamento das rodas;
- Se você transitou por regiões sem asfalto com muito barro e lama, pode ser que tenha impregnado na parte interna das rodas e assim causa o desbalanceamento;
- Pode ser a suspensão com algum defeito de maior intensidade, como alguma borracha que se partiu ou mesmo algum braço danificado;
- Pode ser o coxim do motor que se desgastou;
- Pode ser algum cabo de vela que se soltou e desse modo um cilindro deixa de funcionar, o motor rateia e o carro anda a base de solavancos;
O que fazer?
A primeira hipótese é verificar se todos os cabos do motor estão corretamente conectados. Feito isso o próximo passo é checar a calibragem dos pneus. Depois retirar as rodas e fazer uma avaliação. Nessa inspeção é preciso verificar tanto por fora da roda, quanto internamente para ver se os chumbos que balanceiam a roda estão no lugar. Um deles pode ter se soltado e com isso deu origem à trepidação. Essas são as situações mais fáceis, se persistir o mecânico deverá ser consultado, mas lembre-se que a causa deve ser a suspensão ou algum suporte do motor ou câmbio.
Chame o socorro
A dica mais valiosa de todas é ter sempre muita calma e paciência. Se você tiver ou não conhecimentos mecânicos, uma pane sempre vai colocá-lo em risco. Então, lembre-se que o mais adequado é parar em local seguro. Se não for possível, sinalize imediatamente, a fim de evitar que outros motoristas se choquem com o carro parado na pista. Se a condição permitir faça uma analise da provável causa. Talvez possa ser um simples cabo que soltou. Mas na dúvida não mexa em nada, chame o socorro.O álcool combustível permanece competitivo no tanque dos carros flex em 17 Estados, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, referentes à semana terminada em 28 de novembro. A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina. O número de Estados em que o álcool permanece competitivo é o mesmo registrado na semana anterior. A gasolina segue vantajosa em 10 Estados.
Segundo o levantamento, os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. A gasolina continua mais vantajosa principalmente no Amapá, Roraima, Pará, Paraíba e Amazonas.
Na semana terminada em 28 de novembro, o preço médio do álcool caiu em 11 Estados, e subiu em 16 Estados em relação à semana anterior. As maiores quedas foram registradas na Bahia (-1,33%), Maranhão (-1,17%) e Sergipe (-1,02%). As maiores altas foram registradas em Mato Grosso (4,23%), Rondônia (0,99%) e Amapá (0,89%).
De acordo com Plínio Nastari, da Datagro, se todos os usuários de carros flex seguissem a relação de competitividade, hoje cerca de 87% da frota de flex estaria utilizando etanol.
Diz-se nos Estados Unidos que o fato de uma pessoa ou empresa ser citada no seriado “Os Simpsons” significa que o alvo da piada entrou de vez para a cultura nacional. Foi o que aconteceu com a Apple no último domingo (31/11). A família de Homer foi a uma loja da “Mapple”, Lisa tentou roubar um fone branco para os amigos acharem que ela tem um “My Pod” e até encontra o famoso “Steve Mobs”, chamado de “um Deus que sabe o que queremos”. Confira abaixo trechos do episódio:
***
A Apple não foi a primeira empresa do Vale do Silício a aparecer em Simpsons. O Google também já teve grande destaque na série quando Marge usa o buscador pela primeira vez e encontra Homer pelo Google Earth. Veja abaixo:
O que o mercado oferece
Para contestar a opinião de quem acredita que texturizar paredes pode comprometer o visual da decoração e dificultar as coisas no momento de mudar o projeto.
Os profissionais lembram que apenas a pintura comum não causa transtornos para esse feito.
É por acreditar nos transtornos e na sujeira que muitas pessoas relutam tanto em colocar texturas em ambientes internos, mas na argumentação dos arquitetos e decoradores nenhuma decoração é feita para durar mais do que cinco anos.
Caso contrário as pessoas teriam o trabalho de transformar suas casas apenas para observá-las e não para morar nelas.
A decoradora Sandra Picciotto, em bate-papo realizado num chat em novembro de 2002, alerta que "a função das texturas é criar movimento dentro da casa, já que não conseguiríamos criar este contraste com cores".
E, por falar em cores, é possível usar a mesma textura durante anos, mudando apenas sua cor, criando um misto de informações e gerando aconchego, afinal, a técnica deve levar alto-astral ao ambiente.
Esta é a linha de raciocínio de profissionais que defendem que a decoração deve ser mudada sempre, sendo vivenciada por completo, pois, muitas vezes, o que a incomoda é apenas isso: a cor.
Mesmo porque ela pode transformar a parede, valorizar o efeito e até mesmo os acessórios de decoração.
As cores neutras, em geral, são as escolhidas mais facilmente para este trabalho por serem estáveis, porém, é imprescindível que se defina o foco da decoração antes que o trabalho de texturização seja concluído,
Afinal, é importante lembrar que todos buscam algo que dure muito, mas correm o risco de ficar olhando para suas obras de cores neutras e não vivenciar sua decoração, sua própria casa, afirma Rodrigo Ruiz.
No mercado, o consumidor já encontra diversos tipos de texturas, e o que as diferencia é a granulação.
A Texturatex, textura acrílica das Tintas Solventex, por exemplo, está disponível no mercado nas versões rústica, média e lisa, na cor branca.
A versão rústica produz efeito de alto relevo, sendo indicada para grandes superfícies como fachadas de edifícios. Sua formulação com cristais de quartzo a torna resistente á chuva e infiltrações.
A versão média produz relevos menos acentuados, porém a versão lisa possibilita a criação de desenhos específicos, a mistura de tons e cores em um mesmo trabalho e ainda, confere ao ambiente um ar mais suave.
Em qualquer das versões o acabamento deve ser feito com a aplicação de tinta acrílica na cor desejada.
A aplicação requer o auxílio de rolos de efeito decorativo, desempenadeiras, espátulas, trinchas e outros instrumentos, conforme a criatividade do aplicador.
E você mesmo pode dar esse toque diferenciado aos cômodos da casa.
Mãos a obra!
O pintor apenas aplica a textura que você escolher. Se ficar em dúvida, consulte um decorador.
Textura Rústica
A textura rústica é indicada para superfícies externas ou internas, que pode ser aplicada sobre reboco, bloco de concreto, fibrocimento, massa fina ou corrida e sobre repinturas de látex pva ou acrílico.
Possui uma característica hidro-repelente , impedindo a penetração da água da chuva ou eventual limpeza da área.
Traz em sua formulação componentes (grânulos de quartzo) que dão à parede um acabamento riscado.
Em superfícies novas, que nunca foram pintadas, aguardar 28 dias de cura do cimento e passar uma demão de seladora, após seca, aplica-se à textura.
Seu rendimento é de 1,4 a 2,6 m2 usando a embalagem galão ( 3,2 lts) e de 7 a 13 m2, usando a embalagem de lata ( 16 lts).
Ao abrir a embalagem, notamos que o produto é colocado em menor quantidade, se comparando com o látex, isto se faz necessário para garantir uma melhor mistura por ocasião da pigmentação em máquinas tintométricas (pigmentação do produto na própria loja) conforme escolha das cores em catálogo.
É necessário aplicar apenas 1 demão e a secagem do produto é de 4 horas ao toque e 16 horas final.
A cura do produto é de 4 dias.
Amizade FEMININA
Duas mulheres se encontram na rua, uma delas saindo do cabeleireiro:
Amizade Masculina:
Dois Homens se encontram na rua, um deles saindo do barbeiro:
Amigo 1: Opa! E aí maluco? Dando um tapa no cabelo? hehehe
Amigo 2: Não troxão… tirei pra lavar
Amigo 1: Que merda de corte, hein? Tu tá parecendo um viado. O cabelereiro entendeu PRA BICHA ao invés de CAPRICHA, é?
Amigo 2: É… mas tua mãe gostou.
Amigo 1: Hahaha. Falou então!… Ah, manda um beijo pra aquela gostosa da tua irmã…
Amigo 2: Vai se fuder, seu corno! Até mais!
Amigo 1: (sai pensando) Esse cara… Gente finíssima!
Amigo 2: (sai pensando) Adoro esse cara… muito gente boa…
Eu sempre encontro certa dificuldade para encontrar plugins bons e que tragam mais valor ao blog. Mas isso não é uma tarefa fácil. São tantos plugins lançados para o Wordpress que fica difícil achar e escolher os melhores.
Então, para ajudar um pouco o trabalho de quem está procurando por plugins, vou colocar aqui a lista de plugins, uma breve descrição de cada um e possivelmente a URL para baixar o mesmo.
Como a lista é um tanto quanto extensa, clique em leia mais para continuar lendo.
Vamos então à lista. No total são 18 plugins.
*WP-Digg Style Paginator - Esse plugin adiciona uma paginação no estilog digg.com ao seu blog. Na verdade ainda estou tentando descobrir porque não aparece a paginação no meu blog, mas é um ótimo plugin.
All in One SEO Pack - Se você se preocupa com SEO (Search Engine Optimization) em seu blog não pode deixar de instalar esse plugin. O melhor e mais completo plugin para SEO.
boo-box - Esse plugin é uma modificação que fiz no plugin original para rentabilizar o blog com a ferramenta boo-box. De uso simples e prático.
Commentluv - Um plugin muito útil que acessa a url do site da pessoa que está deixando um comentário e adiciona um link para o último post (se for um blog o site) dela no comentário. Bom para aumentar o número de comentários no site.
Dean’s Permalinks Migration - Ótimo plugin para não perder visitas e rankeamento nos mecanismos de pesquisa ao mudar a estrutura dos permalinks do seu blog.
FeedBurner FeedSmith - Se você usar o FeedBurner para disponibilizar o seu feed rss não pode deixar de instalar esse plugin.
Fluency Admin - Somente para versões superiores à 2.5 do Wordpress. Ele muda todo o layout do painel de administração, deixando a navegação MUITO mais fácil e prática.
Google XML Sitemaps - Excelente plugin para gerar o xml com o sitemap e ajudar na indexação e rankeamento dos mecanismos de pesquisa. Principalmente o Google.
Subscribe Remind - Se você procura aumentar o número de assinantes do seu feed rss esse plugin é imperdível. Ele coloca no final de cada artigo um link para o visitante se cadastrar no feed.
Event Calendar - Plugin para gerenciar eventos no blog. Além de disponibilizar um calendário como widget (usado na barra lateral esquerda aqui do blog)
Theme Test Drive - Se você está planejando a troca de tema do seu blog esse plugin é uma mão na roda. Com ele você consegue testar um novo tema sem ter que trocar o tema atual do seu blog. Recomendo!
WordPress.com Stats - Plugin do Wordpress para trackeamento das visitas. Como número de clicks, visitantes, artigos mais vistos, etc.
WordPress Database Backup - Esse é um dos mais importantes plugins que tenho no blog. Ele gera diariamente (ou quando achar necessário) um sql com todo o banco de dados do Wordpress e envia por email. Recomendadíssimo!
WordPress Related Posts - Ótimo plugin para aumentar o número de pageviews no seu blog. Ele adiciona links para artigos relacionados ao atual no final de cada artigo.
WP-ContactForm - A forma mais fácil e prática de montar um formulário de contato no Wordpress. Com proteção ANTI-SPAM.
WP-Polls - Plugin que permite adicionar enquetes de uma forma fácil e prática. Permitindo definir prazo para as enquetes vencer e etc. Totalmente customizável.
WP-PostViews - Ótimo plugin para contar a quantidade de visitas aos seus artigos. Possui uma widget que mostra ao visitantes a lista de artigos mais vistos.
WP-UserOnline - Mostra a quantidade de visitantes online no blog. Interessante para ter uma idéia dos horários que o seu blog recebe mais visitas simultâneas.
As pessoas com sobrenomes raros têm mais chances de ter sucesso que as que possuem nomes de famílias comuns, segundo um estudo realizado por cientistas de três universidades espanholas.
Um dos autores do estudo, Ignacio Ortuño, que faz parte do Departamento de Economia da Universidade Carlos III de Madri, explicou que, quanto mais raro é o sobrenome, mais aparece entre profissões de nível econômico superior.A investigação comprova ainda que nos trabalhos que requerem graduação, aparecem menos os sobrenomes mais comuns, e sua presença em profissões como advogado, médico, político ou professor universitário é 20% menor que em outras ocupações.
Os cientistas trabalharam durante um ano com dados extraídos diretamente das listas telefônicas da Espanha, bases de dados de universidades, e dos setores de Medicina e Direito, e censos atuais e do século XIX.Segundo Ortuño, os resultados que se depreendem da pesquisa refletem a falta de mobilidade social nas últimas gerações, já que, no século XIX, as famílias com status social alto tendiam a utilizar sobrenomes pouco encontrados.
Então, disse, havia mais liberdade para escolher os nomes de família e era possível colocar um sobrenome diferente em cada filho.
No entanto, naquela época (século XIX), a maioria da população começou a adotar o sobrenome do pai como primeiro e o da mãe como segundo.
O estudo acrescenta que os sobrenomes compostos formados por um freqüente e outro pouco comum também são maioria entre as famílias de nível sócio-econômico alto.
O relatório afirma que, durante o século XX, foram criados muitos sobrenomes deste tipo, e especifica que, hoje em dia, quase não existem sobrenomes compostos ao contrário, ou seja, com o raro à frente do mais comum.
No entanto, a mudança não era automática, já que, para conseguir isso, os solicitantes deviam provar que o pai era chamado desta forma, e isso levava tempo.
Que situação constrangedora... Um morador de Hong Kong precisou chamar os bombeiros para se livrar de uma encrenca bizarra.
O cidadão, de 41 anos, estava solitário enquanto passeava pelo parque Lan Tian, na madrugada de quarta para quinta-feira (7). Foi quando ele teve a idéia de fazer sexo com um banco de metal instalado no parque. Ele colocou seu membro em um dos buracos do banco e... acabou entalado.
Em pânico, ele chamou a polícia, que acionou o corpo de bombeiros local. Para retirá-lo, os paramédicos recomendaram que o banco fosse retirado do local.
A vítima precisou ser levada para o hospital ainda com o banco preso ao pênis.
Irritar os pais é uma arte! Aqui vai algumas dicas:
- Diga ‘muu’ quando te chamarem;
- Finja q tem amnésia; hã?
- Fale com eles de costas;
- Corra com 1 lâmpada nas mãos dizendo ‘o sol está morrendo!’;
- Diga q vestir roupas é contra a sua religião;
- Fique na frente deles às 4a.m. com um sorrisão e diga ‘bom dia brilho do sol’;
- Recite 1 filme inteiro 3 vezes;
- Lute contra si mesmo e se derrote;
- Puxe 1 fio de cabelo da sua tia e diga ‘DNA’;
- Vista 1 camiseta q diga ‘im retarded’ que nem o meu pai!;
- Arrume outro jeito de beber um copo de água;
- Cole seu dedo no nariz com superbonder;
- Dance tango com seu cão;
- Finja ser 1 índio e faça uma fogueira na cozinha;
- Ponha na testa 1 casquinha de sorvete e diga q é 1 lindo unicórnio;
- Fique acendendo e apagando a luz e depois diga ‘ah,entendi!’;
- Coma coisas não comestíveis;
- Imite seu cão e siga-o pela casa;
- Segure a mão deles e diga ‘i see dead people’;
- Entre no banho e grite ‘estou me afogando!’;
- Tente pôr a cabeça num aquário;
- Grite ‘mentira’ para tudo q eles disserem;
- Persiga uma cauda imaginária;
- Bata com a cabeça na parede várias vezes.
Minha mãe me ensinou a apreciar um trabalho bem feito:
“SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA.
EU ACABEI DE LIMPAR A CASA!!”
A ter fé:
“É MELHOR VOCÊ REZAR PRA ESSA MANCHA SAIR DO SOFÁ”
A lógica:
“POR QUE EU ESTOU DIZENDO, ACABOU, PONTO FINAL!”
O que é motivação:
“CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VOCÊ CHORAR!”
A contradição:
“FECHA A BOCA E COME!!!”
A ter força de vontade:
“VOCÊ VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TUDO”
A valorizar um sorriso:
“ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!!!”
A retidão:
“EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!!!”
OBRIGADO(A), MAMÃE!!!